Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

IMAGEM FORTE! Homem é executado a tiros próximo ao "Bar do Iran", na Magalhães barata, em Santarém, no Pará

Um assassinato com características de execução foi registrado na noite de sábado, 28, em Santarém, Oeste do Pará.
Dois homens em uma moto mataram a tiros um outro na avenida Magalhães Barata, próximo a um posto de combustível.
De acordo com relatos de testemunhas, um homem de nome Cláudio, conhecido também por Claudeth, chegou em um bar denominado "bar do Iran", comprou cigarros e ficou em pé na porta do carro fumando, quando de repente chegaram dois homens em uma moto e dispararam aproximadamente 04 tiros no mesmo. Um dos quais acertou a vítima no olho. Após isso tomaram rumo ignorado. 
A Polícia Militar fez diligências à procura de suspeitos, mas não deteram ou prenderam nenhum.
Um dos irmãos do homem assassinado, que chegou poucos minutos depois no local do crime, não soube informar os possíveis motivos do assassinato. Apenas disse aos policiais que seu irmão era trabalhador e não tinha envolvimento com coisas ilícitas.



ATENÇÃO! IMAGEM FORTE! 


FONTE : DIEGO GAMA NOTÍCIAS

Uepa divulga o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2017

Veja a lista com os nomes dos 3.702 aprovados.
Mais de 80 mil candidatos disputaram vagas na universidade.

 

Quadro com a lista dos aprovados foi fixado na instituição, em Belém. Candidatos conferem resultado da Uepa.

 

 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou na manhã desta terça-feira (31) o listão dos aprovados no vestibular 2017. Este ano, a Uepa ofertou 3.702 vagas distribuídas entre o Processo Seletivo (Prosel) e o Programa de Ingresso Seriado (Prise), sendo que a instituição reservou 50% das vagas aos candidatos de escolas da rede pública, por meio do sistema de cotas.

Concorrência
Em uma coletiva de imprensa realizada na reitoria da Uepa, em Belém, o reitor Juarez  Quaresma informou os dados sobre a concorrência dos cursos e os primeiros colocados nos processos seletivos. No total, foram 5.671 candidatos participantes do Prise e 82.559 inscritos no Prosel

 
Luciano Sami, de 18 anos, foi o terceiro lugar geral do Prise. Ele passou para cursar Medicina na instituição.


Os três primeiros colocados no Prise são:
1º) Angélica leite de Alcântara (Medicina/ Belém)
2º) Matheus Ferreira Santos (Medicina/ Belém)
3º) Luciano Sami de Oliveira Abraão (Medicina/ Belém)
Os três melhores colocados no Prosel são:
1º) Beatriz Sayuri Vieira Ishigaki (Medicina/ Belém)
2º) Murilo Nasser Rayol da Silva (Medicina/ Belém)
3º) Gabriela Sobral Santos de Andrade (Medicina/ Belém)
Emoção
"É uma emoção muito forte e boa. A gente abdica de muitas coisas para conseguir a aprovação no curso que a gente deseja. Agora espero corresponder dentro da universidade", disse Luciano Sami, o terceiro colocado geral do Prise.
A jovem Giovanna Heloíse de Carvalho, de 17 anos, foi aprovada no curso de Letras Língua Inglesa. Ela e a mãe foram até a instituição conferir o listão.
"Um sonho realizado. Fui muito difícil, me privei de muitas coisas para conseguir entrar nesta faculdade. Minha família está muito feliz", disse Giovanna, que posa para foto com a mãe.

Giovanna e a mãe comemoraram a aprovação no vestibular da Uepa.

Prise
No Prise, na condição de não cotista, a concorrência foi de 24 candidatos para uma vaga no curso de Biomedicina; em segundo lugar mais concorrido vem o curso de Fisioterapia, com 20,7 por vaga e em terceiro mais concorrido, com 18,6 por vaga o curso de Medicina.
Já na condição de cotista do Prise, o curso mais concorrido foi Medicina, com 9,4 por vaga; seguido de Fisioterapia, com 7,8 para cada vaga e do curso de Biomedicina com 7,3 candidatos concorrendo a uma vaga.
Prosel
No Prosel, entre os estudantes não cotistas, o curso de Fisioterapia foi o mais concorrido, com 112,3 candidatos por vaga; Medicina (Marabá), com 92,8 para cada vaga e Medicina (Belém), 86, 88 por vaga.
No sistema de cotas, o curso de Fisioterapia também foi o mais concorrido, com 333,1 candidato por vaga; Enfermagem (Tucuruí), com 197,6 candidatos inscritos e Licenciatura em Educação Física, com 180,69 por vaga.

FONTE : G1 SANTARÉM

Após assalto, grávida é feita refém; dois são presos e um morre no PA

Crime aconteceu na nesta terça (31) na comunidade Mararu, em Santarém.
Criminosos roubaram pelo menos R$ 10 mil e joias.

 
 Grávida foi liberada após as negociações entre polícia e criminosos

Três bandidos armados invadiram uma casa na rua Municipalista na comunidade Mararu, em santarem, no oeste do Pará, e roubaram pelo menos R$ 10 mil em dinheiro e joias. A comunidade fica às margens da Rodovia Estadual Curuá-Una (PA-370). O crime aconteceu por volta das 4h desta terça-feira (31), segundo informou a dona da casa, que não quis ser identificada. (Matéria está sendo atualizada)

Depois de assaltarem a casa, os bandidos fugiram pelo quintal e entraram em outra casa, na rua Costa e Silva, onde fizeram reféns duas mulheres e uma criança. As vítimas foram identificadas como Albalene Batista da Silva, lavradora de 42 anos e mãe de Maria Cássia Batista da Silva, 20 anos, que está grávida de oito meses e a criança de um ano e seis meses.
Após quase meia hora de negociação com a Polícia Militar, dois bandidos se entregaram. Um terceiro fugiu para dentro das matas. Houve tiroteio e o criminoso foi alvejado pela PM.

Criminoso foi alvejado e morreu dentro de uma mata


 
Polícias trocaram tiros com os criminosos

 FONTE: G1 SANTARÉM

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Detentos tentam fugir de presídio por túnel e são descobertos por agente

Caso foi registrado na madrugada desta segunda-feira (30).
De acordo com a Susipe, nenhuma fuga foi registrada. 

 

 

 

Uma tentativa de fuga foi registrada no Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, oeste do Pará nesta segunda-feira (29). De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por volta das 2h da manhã, os detentos da cela 25, pavilhão 22, tentaram fugir, através de um túnel cavado no local. Um agente penitenciário, que fazia a ronda no plantão, percebeu a movimentação. Nenhuma fuga foi registrada.
O Grupo Tático Operacional da PM foi acionado para dar apoio na revista do alojamento, na qual foi confirmada uma escavação. O local foi isolado para reparos e os presos irão responder à medida disciplinar. A Central de Triagem Masculina de Santarém (CTMS), custodia 350 presos custodiados. A capacidade é para 316.
Fugas
Em quatro meses, 32 detentos conseguiram escapar da Penitenciaria localizada na vila de Cucurunã. Os números são de um levantamento feito pelo G1, com base em dados informados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) entre outubro de 2016 e 22 de janeiro deste ano, data da última fuga na casa penal. Até agora, apenas três foram recapturados.
Parte das fugas revela situações semelhantes, em que os presos cavam túneis, serram grades, escalam telhados e até escapam pulado o muro da unidade prisional. Os presos também provocam curto circuito na rede elétrica para dificultar a visibilidade por parte dos agentes penitenciários, facilitando a fuga, segundo a polícia. A situação do presídio revela a crise no sistema carcerário no estado e no país, conforme a OAB.

 FONTE : G1 SANTARÉM

Acidente agora na Rosa passos com Tropical.






Moto cinquentinha invade a preferencial e ônibus perde controle ao tentar desviar e invade casa.... Não tinha ninguém na área em que o ônibus entrou, mas as meninas da moto saíram bastante machucadas

FONTE : GISA NUNES

domingo, 29 de janeiro de 2017

BANDIDOS PROVOCAM ACIDENTE APÓS ASSALTO EM ALTAMIRA


O Fato aconteceu na noite desta quinta-feira (26) na Rua Acesso 02 do Bairro uirapuru na Cidade de Altamira no oeste do Pará.
De acordo com as informações, o Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN - foi informado via Niop de que um carro teria colidido em um poste na Avenida Acesso 02 do Bairro Uirapuru. No carro estavam dois homens, uma mulher e uma criança de colo.
Segundo informações os três adultos estariam usando o carro para fazer assaltos na cidade e que após efetuarem um assalto e tomarem um celular de uma estudante os mesmos teriam tentado fazer uma manobra em alta velocidade e o condutor acabou perdendo o controle do veículo e acabou batendo no poste. A criança era usada pelo trio para não como disfarce para não levantar suspeitas.
Uma equipe do DEMUTRAN fez o deslocamento até o local informado e se depararam com os dois indivíduos em fuga e deixando a mulher e a criança para trás.
A Polícia Militar foi acionada e fez a fez a apreensão da mulher e após uma revista no carro foi encontrado alguns punhais que os dois indivíduos deixaram no veículo e que era usado para a prática dos assaltos.
A mulher com a criança foram encaminhados para a Delegacia para os procedimentos cabíveis, o carro foi guinchado pelos agentes de trânsito.

FONTE : DIEGO GAMA NOTÍCIAS


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

'Queen Victoria' é o maior navio da história a atracar em Santarém

Navio é oitavo a ancorar na temporada de cruzeiros 2016/17.
Entre passageiros e tripulantes, 2.681 pessoas estão a bordo. 

 

Sendo a oitava embarcação a cruzar os rios da região em 2017, o navio começou a viagem na Flórida, nos Estados Unidos e encerra sua rota no Rio de Janeiro. Ao chegar na cidade, o gigante chamou a atenção de muitos pela exuberância. “É um navio muito bonito. A presença dele aqui é excelente para nós. Queria eu estar lá dentro e poder passear. Seria um sonho”, diz o autônomo Roberto Lúcio.
De acordo com os funcionários do porto, a operação para receber esse gigante começou a ser organizada em 2015. “Para atingir melhor índices de segurança, desde 2015 a gente tem reunido com as autoridades marítimas e representantes do navio para que a gente pudesse atender da melhor forma possível”, ressalta Artur Guimarães, supervisor do porto.


FONTE : G1 SANTARÉM

Para Parazão, Colosso do Tapajós poderá receber até 8.500 torcedores

Após receber serviços de limpeza e adequações de segurança, praça esportiva
foi liberada para receber até 8.500 pessoas. Primeiro jogo será no domingo (29)

 

Após vistorias, ter a capacidade de público reduzida, passar por limpeza e adequações de segurança, o Estádio Colosso do Tapajós finalmente foi liberado pela PM para receber os jogos da temporada com um público de até 8.500 pessoas. A decisão foi divulgada através da Prefeitura de Santarém, por nota, no fim da tarde desta sexta-feira (27).
O primeiro laudo da PM reduzia o público para 5.500 torcedores. Alguns serviços foram realizados em cumprimento das normas de segurança. Lixos e entulhos nas ruas do entorno do estádio foram tirados, grades de segurança para separar as torcidas foram colocadas e outros ajustes foram feitos no local de venda de lanches.


O primeiro jogo da temporada já é neste domingo (29) quando o São Francisco faz sua estreia no Parazão, contra o Pinheirense. Além do estadual, Estádio Colosso do Tapajós também vai receber partidas da Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.

FONTE : GE SANTARÉM

IDENTIFICADAS AS 06 VITIMAS DO ACIDENTE DA TRANSAMAZÔNICA ENTRE ITAITUBA E JACAREACANGA

Na manhã desta sexta feira, 27 de Janeiro, a Policia Civil de Itaituba conseguiu identificar as 06 vitimas do acidente aconteceu na tarde de quinta feira, 26, na Rodovia Transamazônica BR-230 na altura do km 145, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, PA.
O acidente envolveu um caminhão tanque que trafegava de Jacareacanga para Itaituba em uma camionete modelo Hillux que trafegava de Itaituba para Jacareacanga. Segundo relato de um motorista que passou pela estrada tinha chovido e a mesma estava muita lisa, fato que pode ter contribuído para o acidente junto com velocidade.
A batida entre os dois veículos foi violenta, a camionete ficou parcialmente destruída. Segundo informações a camionete transportava 08 pessoas, 05 deles morreram na hora, duas mulheres, o motorista; Jaques Vieira, que trabalhava como taxista em Itaituba e estava fazendo transporte para Jacareacanga, o ex-vereador de Jacareacanga Ivanildo Viana e Gilberto Rodrigues Costa.
Dois homens e uma mulher foram transportados de avião para Itaituba, mas na hora de pousar e uma pista no km 17 a mulher identificada por Cleonice Oliveira não resistiu e veio há óbito. Os dois homens foram socorridos pelo SAMU, e levados rapidamente ao Hospital Municipal para maiores cuidados. A socorrista do SAMU disse que o estado dos dois é grave. Das pessoas envolvidas no acidente três sobreviveram, o motorista do caminhão que não se feriu, o senhor Francisco Mariano Rego e filho do motorista da camionete Márcio Sousa dos Santos, que estava na carroceria. 
VITIMAS DO ACIDENTE:
1- JAQUES VIEIRA DE SOUSA - Motorista da camionete - Vitima Fatal
2- IVANILDO VIANA ROCHA - Ex-vereador ( Vitima Fatal)
3- CLEONICE DE OLIVEIRA MORA (Vitima Fatal)
4- MARIA DA CRUZ ABREU (Vitima Fatal)
5- ROSINEIDE DA SILVA (Vitima Fatal)
6- Homem não identificado até o momento (fatal)
SOBREVIVENTES:
MARCOS DA SILVA SOUZA - Motorista do caminhão (não se feriu).
FRANCISCO MARIANO REGO (sobrevivente).
MÁRCIO SOUSA DOS SANTOS - filho do motorista viajava na carroceria sobre a carga (sobrevivente).



 FONTE : DIEGO GAMA NOTÍCIAS

Justiça determina que aprovados no concurso público para o HRBA sejam nomeados


A justiça condenou o Estado do Pará a nomear e relator todos os candidatos aprovados em concurso público realizado em 2007, dos quais 439 vagas eram destinadas exclusivamente ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). A sentença julga procedente a Ação Civil Pública ajuizada pela 8ª promotoria de justiça do Ministério Público de Santarém em 2012, que tramitou por quatro anos até a decisão final, em dezembro de 2016, pelo juiz Flávio Lauande, da 6ª Vara Cível. Os candidatos não foram lotados no HRBA, e sim em outras unidades da Sespa.
A decisão determina que a nomeação e lotação dos concursados ocorram no prazo máximo de seis meses.
O Estado deve garantir a continuidade e qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Regional, sob pena de multa diária de R$10 mil. Caso não sejam cumpridas as obrigações, a multa recairá sobre o patrimônio pessoal do governador e do secretário estadual de Saúde.
O HRBA é administrado pela Organização Social (OS) Pró-Saúde. O MP enfatiza na ação que não questiona o exercício da gerência pela OS, mas sim o fato dessa administração servir de obstáculo às convocações de servidores concursados. Observa-se no HRBA o fenômeno da “pejotização”, relata a sentença. “Esse tipo de conduta tem se espalhado pelo país e consiste em coagir o empregado a constituir uma pessoa jurídica, transformando a relação de emprego num contrato de prestação de serviços”, ressalta o juiz.
A sentença esclarece que embora a demanda não caia sobre anulação de atos administrativos relativos à prática de pejotização na área pública, o Estado deverá adequar o quadro laboral para promover a substituição organizada de setores assumidos por pessoas jurídicas, dando lugar aos concursados aprovados, no mesmo prazo de seis meses.  O magistrado questiona: “Quais os critérios utilizados pela Pró-Saúde para a contratação das pessoas jurídicas responsáveis pela prestação de serviços públicos de saúde no Hospital Regional de Santarém?”. E prossegue: “Qual a jornada de trabalho dos médicos contratados por meio de pessoas jurídicas interpostas?”.
 
Ação ajuizada em 2012 pelo MPPA
A ACP que resultou na condenação foi ajuizada em fevereiro de 2012, por meio da promotora de justiça Dully Sanae Araújo Otakara, em face do Estado do Pará, para obrigar a convocar os aprovados no concurso público nº 131, realizado em 2007, para preenchimento de vagas no hospital regional do Baixo Amazonas (HRBA). 
O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD), para preencher 1.761 cargos de nível superior, médio e fundamental da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para vários municípios do Pará, sendo 439 vagas destinadas exclusivamente ao hospital regional em Santarém. O resultado foi divulgado em junho de 2008.
Porém, as nomeações não ocorreram, mesmo com a aprovação de candidatos qualificados para os níveis médio, fundamental e superior para exercerem suas funções no hospital, e o Estado utilizou outras formas de contratação para o funcionamento da unidade. Conforme reconhecido na sentença, “os candidatos teriam sido lotados na Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), e não no Hospital Regional, ao arrepio das regras constantes no edital”, relata.
Na sentença, o juiz ressalta a controvérsia que gira em torno dos limites para utilização das Organizações Sociais no Pará e cita decisões em outros Estados que anularam esse tipo de contrato ou obrigaram ao estabelecimento de critérios objetivos. E questiona, no caso das contratações para o HRBA, o motivo dos concursados não terem sido nomeados, já que representava uma significativa economia de recursos.
Por fim, o juiz determinou a remessa dos autos ao MP para que “no âmbito de sua independência funcional”, investigue a legalidade dos contratos celebrados pela Pró-Saúde, conforme os critérios estabelecidos em decisões do STF citadas na sentença.

FONTE : BLOG ALGUSTO ALVES

Ex-vereador de Jacareacanga Ivanildo Viana morre em grave acidente na transamazônica.


Ivanildo Viana Rocha foi vereador no município de Jacareacanga no período de 2012-2016, não conseguiu se eleger na ultima eleição.


Ivanildo também já trabalhou na FUNAI, ele estava em Itaituba e estava indo há Jacareacanga na camionete que era dirigida pelo motorista Jackson. Ivanildo não resistiu à batida e morreu na hora. O corpo será removido para o IML de Itaituba para os procedimentos.




FONTE : DIEGO GAMA NOTÍCIAS

Itaituba: Homem é assassinado com 07 tiros em casino


José Welton da Cruz Silva, de 36 anos, conhecido por “Nego Walton ou Caubói" foi assassinado com cerca de 7 tiros pistola na altura da cabeça.
Segundo informações dois homens que estavam em moto chegaram a um casino localizado na Rodovia Transamazônica, esquina com a primeira do Bairro São Francisco; Weltion estava jogando baralho com amigos, quando um dos elementos se aproximou e efetuou os disparos, todos na cabeça, 07 capsulas foram encontradas pelos policiais, possivelmente sendo de uma pistola Ponto 40. Policiais Civis e Militares estiveram no local para colher informações sobre o crime. O local foi isolado ate a chegada do IML para fazer a remoção do corpo. Segundo relatos a vitima trabalhava como segurança em casa loterica da cidade. A principal linha de investigação é de execução. O delegado Rafael Oliveira disse que as investigações já começaram.










FONTE : DIEGO GAMA NOTÍCIAS

ASSALTANTES TROCAM TIROS COM A PM NA ESTRADA NOVA


Informações Repassadas que a Viatura 3501 do Sargento Robson e Cabo M .lopes estava em Uma rondas pelo Planalto .Segundo Informações repassadas a nossa reportagem do Grupo Elias Junior Noticias após vários assaltos , no ramal da Estrada Nova que vai a BR 163, se depararam com os assaltantes. O acompanhamento foi realizado, sendo que os vagabundos efetuaram vários disparos contra a VTR Após a troca de tiros, os assaltantes caíram da motocicleta e fugiram para a Mata, deixando na via, celulares, capacetes, dinheiro, a moto fan preta OCA 7454 é um revólver calibre. 38, com 4 deflagradas é uma munição intacta.


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTICIAS

Alunos fazem manifestação em apoio a professora torturada em santarém

Manifestação em apoio a professora torturada ..Do colégio rio tapajós na curuauna





  Manifestação de alunos e professores na avenida Curua-Una em frente à escola Rio Tapajós pedindo justiça para o crime de tortura e cárcere privado, sequestro ,agressão, lesão corporal e tentativa de homicídio praticado contra a professora Geuciane por membros da família Serique


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PM estoura boca de fumo no bairro São José Operário

Homem foi preso e três adolescentes apreendidas na Rua Nações Unidas.
No local foram encontrados eletroeletrônicos, droga e quantia em dinheiro. 

 

Um homem de 21 anos foi preso e três adolescentes apreendidas em uma residência na Rua Nações Unidas, no bairro São José Operário, em Santarém, oeste do Pará, na tarde desta quinta-feira (26). De acordo com a Polícia Militar (PM) foram apreendidos drogas e uma quantidade em dinheiro ainda não contabilizada.
De acordo com informações repassadas pela polícia à equipe da TV Tapajós, a casa era utilizada como ponto de venda de drogas, conhecida como “boca de fumo”. No local foram encontrados também vários eletroeletrônicos, entre eles uma televisão e uma central de ar, que podem ser fruto de receptação. Eles foram conduzidos para a 16ª Seccional de Polícia Civil para prestarem esclarecimentos.

FONTE: G1 SANTARÉM

 

Professora é espancada, torturada e tem cabelo cortado em Santarém, PA


Vítima relatou que foi ameaçada de morte e viveu momentos de terror.
Mulher foi agredida em uma casa e depois deixada na estrada de Pajuçara.

 


Ainda em depoimento à polícia, a mulher contou que foi atraída até a casa de uma das agressoras na noite de terça-feira (24) no bairro Urumari. Ao chegar no local, a vítima foi convidada a ver um suposto doente que estava em um dos quartos da casa. Ao entrar no cômodo, ela foi trancada e surpreendida com as agressões e torturas.
Conforme a vítima, um homem chegou a segurá-la para que as mulheres cortassem o cabelo dela. A mulher disse que foram momentos de pânico e terror nas mãos dos agressores. Além de ter o cabelo cortado, receber pancadas na cabeça, ser furada e mordida, ela recebeu cusparadas no rosto, no ouvido e na boca. O filho de 14 anos também foi vítima dos agressores. Ele foi trancado em um carro e posteriormente deixado próximo a casa onde mora.


A mulher também relatou que os agressores exigiam que ela confessasse que estava extorquindo o membro da família, identificado como pai dos suspeitos. Durante as agressões, tudo foi filmado por um dos integrantes. Em seguida, a vítima foi retirada da casa e levada  para a estrada que dá acesso à praia Pajuçara, onde, segundo ela, poderia ser morta. Durante a viagem e depois que chegaram ao local, a mulher continuou sendo agredida e ameaçada.

A vítima teve o celular e o cordão de ouro roubados e ainda foi abandonada na estrada. Ela disse que buscou ajuda e procurou a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA-24h). Bastante debilitada, com cortes e hematomas, ela foi atendida por um médico. No Boletim de Urgência e Emergência da UPA-24h, o médico descreveu “vítima de tortura, apresentando várias escoriações e hematomas”.

Ela procurou o Ministério Público e denunciou o caso na 16ª Seccional de Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (25).
Por telefone, um membro da família acusada das agressões, lamentou o ocorrido e informou que o advogado que cuidará do caso deve se pronunciar ainda nesta quarta-feira.

 
 FONTE : G1 SANTARÉM

EM ITAITUBA GTO FAZ A DETENÇÃO DE 4 PESSOAS COM ENTORPECENTES NA NOITE DE QUARTA-FEIRA.

Na noite desta quarta-feira (25), foram quatro menores e um maior de 22 anos de idade, que inclusive esta respondendo um processo por Maria da penha.
Eles foram abordados pelo Grupo Tático Operacional (GTO), na 20° rua nas proximidades da praça do cidadão e com eles foram  encontrado uma certa quantia de material entorpecente, e foram apresentados na 19° seccional de policia civil.


Segundo informações do Escrivão Manoel Filho em relação ao maior de idade será feito outro procedimento, tendo em vista que o mesmo já responde um processo. E os Menores a PC vai tentar entrar em contato com os familiares, caso todos seja informado da situação não será necessário a presença do conselho tutelar.


 

De acordo com o investigador Sena, pela quantidade de entorpecente que foi encontrado caracteriza tráfico de drogas, tendo em vista que aquela área da praça do cidadão já é um setor que a própria Policia Civil e Militar recebem várias denuncias sobre o tráfico de drogas naquela localidade.

FONTE : DIEGO GAMA NOTICIAS http://diegogamanoticias.blogspot.com.br/

Bandidos usam arma de brinquedo em assalto; um é preso pela PM

Outros dois criminosos fugiram; assalto aconteceu no bairro Caranazal.
Suspeito foi capturado por mototaxistas e vigiado até a chegada da polícia.

 

 Um homem foi preso na noite de quarta-feira (25), suspeito de praticar assalto em Santarém, no oeste do Pará. A vítima, um mecânico de 38 anos, teve o celular e a caixa de ferramenta roubado próximo ao viaduto, no bairro Caranazal. Segundo a polícia, o suspeito estava na companhia de outros dois criminosos, que conseguiram fugir. Eles utilizaram uma arma de brinquedo para praticar o assalto.

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito foi capturado por mototaxistas e ficou sendo vigiado até a chegada da polícia. O suspeito foi levado para a 16ª Seccional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo. Ele deve ser encaminhado ao presídio Sílvio Hall de Moura na vila de Cucurunã.

Arrastão em bar
Por volta de 00h, a polícia foi acionada após um assalto a um bar e restaurante na avenida Borges Leal, esquina com a travessa Professor José Agostinho, no bairro Prainha. Dois criminosos armados chegaram de moto, renderam os clientes e roubaram pelo menos seis celulares. Ninguém foi preso até a publicação dessa matéria.

 FONTE : G1 SANTARÉM

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Em quatro meses, 32 detentos fugiram do presídio de Santarém, no PA

Números são de um levantamento feito pelo portal G1, com dados da Susipe.
Além das fugas, já houve registros de mortes e superlotação na casa penal.

 

 Em quatro meses, 32 detentos conseguiram escapar da Penitenciaria Agrícola Sílvio Hall de Moura, na vila de Cucurunã, em Santarém, no oeste do Pará. Os números são de um levantamento feito pelo G1, com base em dados informados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) entre outubro de 2016 e 22 de janeiro deste ano, data da última fuga na casa penal. Até agora, apenas três foram recapturados.

Parte das fugas revela situações semelhantes, em que os presos cavam túneis, serram grades, escalam telhados e até escapam pulado o muro da unidade prisional. Os presos também provocam curto circuito na rede elétrica para dificultar a visibilidade por parte dos agentes penitenciários, facilitando a fuga, segundo a polícia. A situação do presídio revela a crise no sistema carcerário no estado e no país, conforme a OAB.

 
 

A Susipe chegou a informar em nota que não há indícios de facilitação de fuga por parte dos agentes penitenciários e que toda a equipe de plantão é encaminhada a prestar depoimento na delegacia do município. Todos os casos são apurados após sindicância administrativa aberta pela Corregedoria. Ainda segundo a Susipe, quando ocorre fuga, os pavilhões passam por revista estrutural e a segurança é reforçada.

Além das fugas, outra situação agravante no presídio de Santarém é a superlotação e as más condições do prédio, que tem preocupado os familiares de detentos. O prédio foi construído em 1996 e tem capacidade para 360 presos e atualmente possui pouco mais de 700, bem acima da capacidade. Em dezembro de 2016, parte do teto de um dos pavilhões desabou e duas pessoas ficaram feridas.

Os registros de mortes dentro do presídio também têm preocupado as autoridades de segurança e os familiares de presos. Em dezembro de 2016, três detentos foram mortos no presídio por grupos rivais, segundo a polícia. Um deles chegou a ser decapitado pelos detentos. O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir Silveira, esteve no presídio, ouviu relatos de familiares e acompanhou a situação dos presos.

Diante de um dos maiores massacres da história das cadeias brasileiras, ocorrido no presídio de Manaus (AM), a preocupação das autoridades de segurança é com a ocorrência de novas rebeliões e fugas de detentos. O Grupamento Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar (PM), passou a monitorar por 24h a penitenciária para prevenir ocorrências e revistas estão sendo feitas em todas as celas da unidade.

 

FONTE : G1